Procura pelo destino Portugal na internet [27 Junho a 27 Julho]

Procura pelo destino Portugal na internet [27 Junho a 27 Julho]

Utilizando ferramentas disponibilizadas pela Google, daremos indicação semanalmente à 4ª feira (tendo como referência 30 dias anteriores) o interesse manifestado neste motor de busca pelo destino turístico Portugal.

Pretendemos auxiliar na identificação dos mercados que mostraram mais interesse pelo nosso destino nas pesquisas efectuadas na internet, perspectivando-se assim a origem e destino da procura potencial.

No entanto, alertamos para o facto da popularidade do destino mudar repentinamente, dependendo das condições mundiais, notícias ou outro tipo de eventos inesperados. O período de análise que propomos desta vez situa-se entre 27 de Junho e 27 de Julho de 2021. Os valores do 1º gráfico mostram uma ligeira melhoria na última semana face ao gráfico apresentado em 14 e 20 de Julho respectivamente (a distância entre “este ano” (96%) com “ano anterior” (85%) manteve-se no entanto nos 13pp).

Diferentes cidades, países e áreas do mundo têm exigências diferentes. Neste período, os utilizadores da internet elegeram em Portugal como principais destinos com o maior interesse de viagem Lisboa, que tem mantido a liderança, surgindo agora Albufeira que ultrapassou o Porto e o Funchal passando de 6º lugar para 4º lugar. Notou-se uma procura preferencialmente a Sul do continente em detrimento das semanas anteriores, que a preferência ia para o Norte e Centro do país. Ponta Delgada que aparecia há 7 dias no 4º lugar deixou de estar nos 10 mais procurados neste:

As mudanças nos destinos de viagem podem variar de lento a rápido, dependendo das regras em vigor em cada momento. Os locais em Portugal que registaram maior crescimento da procura ao longo do intervalo de tempo seleccionado estão desta vez mais localizados no Norte e no Centro do país. A Ilha da Madeira que aparecia em destaque aparece agora em 7º lugar. Temos o interesse voltado para Trás-os-Montes e Gerês (Vilar da Veiga) acompanhados pela costa ocidental com o Alentejo; Vila Nova de Milfontes, e Porto Covo, e mais a Norte Figueira da Foz, Vila do Conde e Vila Praia de Âncora. A procura no Algarve incidiu em Vila Real de Santo António:

É importante monitorizar a procura e planear com antecedência a possibilidade de reserva em especial quanto à sua origem. Neste período deu-se uma grande inversão em relação às origens registadas no período anterior (os portugueses voltaram a dominar – turismo interno a impor-se - quando na semana anterior não apareciam nos 6 primeiros lugares. Os franceses perderam a liderança passando para 4º lugar seguidos pelos espanhóis que têm mantido ao longo das semanas o 2º lugar, bem como os britânicos que oscilam semanalmente entre o 3º e 4º lugares. As restantes posições estão inalteradas com a procura com origem nos E.U.A. em (5º) e Alemanha no 6º lugar.

A escala horizontal no gráfico seguinte é percentual, significando que se registou em relação ao dia 20 de Julho uma pequena diminuição dos espanhóis que fizeram como primeira pesquisa na internet de destinos em Portugal tendo passado de 31,8% para 29,62% . Em seguida, temos agora os britânicos que subiram de 14,17% para 15,55%, que já tinham trocado na semana passada de posição com os franceses registando agora 13,43% contra os anteriores 13,17%. De notar ainda os EUA com 6,57% e a Alemanha com 6,17% seguidos dos Países Baixos e Brasil.

04 Agosto 2021